24 de out. de 2011

Insanidade responsável

Idealizador, fundador e líder de uma das mais experientes, respeitadas e solicitadas equipes de Motoshow Acrobático do Brasil, Marcos Mendes de Souza, o popular Doideira, é um símbolo anárquico do motociclismo goiano. No inicio da década de 1980, sob o olhar petrificado do busto do almirante Tamandaré e cavalgando uma Yamaha RX 125, Marcos Doideira causava sensação ao empinar a pequena máquina e mantê-la por longos metros em uma só roda. “Eu comecei a andar em uma roda e gostei”, resume.
A alcunha Doideira é um apelido familiar, que um irmão colocou como forma de provocação e acabou consolidada pela forma arrojada e destemida do piloto se comportar sobre duas rodas.
Nos anos 80 do século XX, atuando como entregador de jornal no Diário da Manhã, Marcos era considerado o motociclista mais rápido da equipe. Enquanto os outros iniciavam as entregas às 5 horas da matina para terminar as entregas cinco horas depois, o futuro rei das acrobacias iniciava seu roteiro às 8 horas para concluir, rápido e certeiro, às 10 horas. “Os caras das bancas diziam: lá vem o doidão do Diário da Manhã”, sorri.
No cargo de vendedor da loja Tonin Bala, Doideira percebeu a possibilidade de profissionalização das loucuras realizadas nas ruas. “Eu viajava com Tonin nas corridas de motocross para fazer apresentações e comecei a me profissionalizar”.
Curiosamente, o Doideira, que na década de 1980 corria de policiais que tinham certa dificuldade em aceitarem os shows públicos e informais do ás do guidon, no século XXI é o responsável pelo treinamento do Grupo de Intervenção Rápida e Ostensiva, o GIRO da Polícia Militar do Estado de Goiás. “O fato de treinar o GIRO da PM contribuiu para melhorar a imagem da marca Doideira. Até então Doideira era sinônimo de loucura, bebidas e drogas”, reconhece. Uma fama injusta, segundo ele, pois a equipe é extremamente profissional e careta, não mistura bebida com pilotagem e não usa drogas. O vício da galera é, decididamente, a adrenalina em doses generosas circulando nas veias.

Um comentário:

Unknown disse...

Senho Dario ou responsáveis por essa página, sou esposa do DOIDERA pode por favor entrar em contato comigo por favor, Tatá (62)998494748 muito agradecida por tudo