24 de out. de 2011

GP Brasil: Daytona Bike no Cerrado

¨Toda aquela velha estrada do passado rolava vertiginosamente como se a taça da vida tivesse sido entornada e tudo houvesse enlouquecido subitamente¨. (On The Road, Jack Kerouac)
A primeira corrida de motocicletas, conhecida como "Motorcycle Scrambles", aconteceu em 1897 em Surrey, subúrbio de Londres. Entretanto, o Campeonato Mundial de MotoVelocidade só começou a ser disputado em 1949. O primeiro campeão na categoria 500cc foi o inglês Leslie Graham.
Em 1987, 38 anos depois da conquista de Graham, Goiânia, cilindro de um motor chamado Planalto Central, recepcionou o 1º Grande Prêmio Brasil de Motociclismo, Classe 250 e 500 cc Velocidade. Nos dias 24, 25, 26 e 27 de setembro, a capital de Goiás entrou em erupção, lotada de motociclistas e suas máquinas malucas. O olho do furacão era a Praça Tamandaré, que cuspia motos para todos os cantos da cidade. Goiânia, Daytona Bike Week à brasileira. Na porta dos bares e da boate plantados naquele pedaço do Setor Oeste, as máquinas roncavam nervosas. Esportivas importadas e legalizadas ¨sabe Deus como¨, gigantes e pesadas Amazonas, BMW restauradas, várias Sete Galo, triciclos, inúmeros exemplares da Honda CB 400 e alguns da recém lançada Yamaha RD 350, além de um exame de motos Yamaha 125 cc 2 T e burrões incrementados urrando e ostentando potências reais ou imaginárias para o maior público que o busto do Marechal Tamandaré já avistou nas imediações da lendária praça.
Motocicletas sendo empinadas no meio da multidão, latas espalhadas pelo chão, alguns tombos, polícia realizando intervenções pontuais, uma ou outra representante do sexo feminino mais exaltada passeando em garupas com pouca ou nenhuma roupa, muito álcool e drogas menos lícitas, ânimos acirrados, polícia lançando gás para dispersar a multidão. Rolou um pouco de tudo nas três noites que emolduraram os dias de velocidade, malabarismo e balé sobre duas rodas na pista do Autódromo Internacional de Goiânia.

Nenhum comentário: